sábado, 4 de abril de 2009

Poisson d'avril

Ok, está um pouco atrasado, mas aprendi isso com alguns dias de atraso também, mas fica a curiosidade.
O dia 1° de abril, é conhecido mundialmente como dia da mentira, e na França não é diferente. Entretanto, lá não se diz "Premier d'avril" e sim "Poisson d'avril", que quer dizer peixe de abril.
Os franceses pregam suas peças e contam falsas histórias e depois decoram com peixes, desenhos de peixes na verdade, não peixes de verdade.
A origem de se utilizar peixes é desconhecida, mas é uma tradição...um tanto estranha para nós, mas curioso.

3 comentários:

  1. bem estranho...afinal, o que os peixes tem haver com a mentira???kkkk

    ResponderExcluir
  2. hum... os franceses sempre tem razão.... os peixes são muito mentirosos e além do mais vivem fingindo q estão acordados quando na verdade estão dormindooo KKKkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
    Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
    Vários usos parecem ter-se misturado: * marcar a saída do signo zodiacal dos Peixes, último sinal do inverno * prolongar o período da quaresma, em que era autorizado comer apenas peixe e a pesca era proibida

    ResponderExcluir