terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Meditações Balinesas

1º - Meditação do sorriso: " Para meditar, só precisa sorrir. Sorrir com rosto, sorrir com mente, e boa energia vem até você, e limpa energia suja. Sorrir até no seu fígado.(...) Sem pressa, sem se esforçar demais. Séria demais, fica doente. Você pode chamar energia boa com sorriso. "
2º - Meditação dos quatro irmãos: "Os balineses acreditam que cada um de nós, quando nasce, vem acompanhado de quatro irmãos invisíveis, que vem ao mundo conosco e que nos protegem durante a vida. Quando a criança está no útero, seus quatro irmãos estão lá com ela também - são representados pela placenta, pelo líquido amniótico, pelo cordão umbilical, e pela substância amarela e sebenta que protege a pele do bebê. Quando o bebê nasce, os pais recolhem o máximo possível dessas substâncias externas relacionadas ao nascimento, depositam-nas dentro de um côco vazio e enterram-nas junto à porta da frente da casa da família. Segundo os balineses, esse côco enterrado é o local sagrado de descanso dos quatro irmãos que não nasceram, e esse lugar é cuidado para sempre como um santuário.
Desde que começa a adquirir consciencia, a criança aprende que esses quatro irmãos a acompanham no mundo a onde quer que vá, e que eles sempre cuidarão dela. Os irmãos encarnam as quatro virtudes de que uma pessoa necessita para ter segurança e felicidade na vida: Inteligência, amizade, força e poesia. Os irmãos podem ser chamados em qualquer situação crítica para resgatar e ajudar. Quando você morre, seus quatro irmãos espirituais recolhem sua alma e levam você para o céu. Os nomes dos irmãos invisíveis são: Ango Patih, Maragio Patih, Banus Patih, Banus Patih Ragio. Para meditar basta chamar estes irmãos e pedir sua proteção de forma simples, afinal são só família "
Coloquei estas duas técnicas de meditações balinesas aqui, porque penso que são simples e nem por isso menos importantes, e de toda forma combinam comigo, com o que acredito, com que julgo importante nesta nossa vida terrena. Acho que começarei a tentar rir com o fígado, embora ainda não tenha descoberto como se empresta um sorriso a este órgão. É preciso ser feliz, para que a felicidade irradie e que com essa irradiação salutar quem está ao nosso redor seja contaminado por ela e enfim fique bem também.
(Gilbert, E. - Comer, rezar, amar - Ed. Objetiva - 2008)

3 comentários:

  1. bom, nem li, pq fui eu quem ditou pra vc escrever...rs mas achei bem interessante essa história dos 4 irmãos...fiquei pensando...se a família tiver 10 filhos, serão 10 côcos na porta da casa...Oo

    beijoooooos

    ResponderExcluir
  2. Tá acontecendo uma coisa estranha, toda vez que tento entrar no seu blog através dos blog que acompanho, abre uma caixinha de um arquivo exe. aí fecho e entro pelos meus seguidores...deve tá com virus na sua página! Oo

    ah! atualizaaaaa!!! Quero ler textos novos! =)

    Amoooo viu!

    beijinhos

    ResponderExcluir